ATENDIMENTO CLÍNICO INDIVIDUAL

CONSTELAÇÃO FAMILIAR

RENASCIMENTO

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

O que é profissão?
Profissão é o ato de professar.
Professar é a ação de exercer um ofício.
Ofício é qualquer atividade que requer habilidades específicas, das mais simples as mais complexas.
Para exercer uma profissão é necessário buscar uma qualificação que desenvolva competências específicas. Desta forma, a profissão ocupa um lugar central na construção da identidade do ser humano e na dinâmica de funcionamento da sociedade.
Muitas vezes sentimos que, se não estamos trabalhando não temos sentido nem significado como Ser.
Com isso, o Processo de Orientação Profissional trata de facilitar a descoberta das variáveis envolvidas que estão bloqueando uma decisão e destina-se tanto para adolescentes, jovens universitários, adultos e aposentados.

Orientar profissionalmente é um trabalho que apoia e prepara o indivíduo, considerando os diversos elementos envolvidos numa escolha profissional para a busca de sua realização pessoal futura. Inclusive a orientação para os desafios e a transição na aposentadoria.

Como é realizado? Individualmente

Utilizo uma metodologia baseada na aplicação de instrumentos de personalidade e autoconhecimento; técnicas autoaplicáveis; vivências; questionários; instrumento de tipologia de personalidade; dinâmicas; exercícios; jogos; instrumentos online de pesquisa de carreira; tarefas de casa e avaliação final.

Antes de iniciar os encontros deste processo, uma Entrevista Inicial é agendada com a finalidade de informar e esclarecer o funcionamento da OP como um todo, e favorecer a elaboração de um primeiro diagnóstico da problemática vocacional. No processo com adolescentes, o(s) responsável(eis) e o próprio orientando devem estar presentes.
Os encontros ocorrem uma vez por semana com a duração de 50 minutos cada. São 10 (dez) encontros no total, podendo se estender até 12 (doze) encontros no máximo.
Com o adolescente: consiste em auxiliar na compreensão de si mesmo e do mundo do trabalho para ser capaz de escolher um futuro profissional com mais clareza e autonomia. Neste processo em específico, além dos 12 (doze) encontros definidos, realizo mais 2 (dois) encontros extras para atender os responsáveis.
Jovens universitários e adultos: consiste em auxiliar no processo de mudança ou redirecionamento de carreira, identificando com clareza o que almeja do mercado de trabalho, promovendo um realinhamento da vida profissional e pessoal, além de estabelecer critérios adequados para definir metas de maneira assertiva e atingir os objetivos traçados em curto espaço de tempo.
Aposentados: consiste em orientar a identificação e a administração da passagem pelas duas dimensões (objetivas e subjetivas) que aposentar-se exige, além de auxiliar a (re)construção do sentido da vida.

Após a finalização do processo como um todo uma constelação familiar é realizada, gerando assim uma ajuda para o orientando ir em direção à sua vida, fortalecendo-o na sua escolha