
- Cuidado com o critico interior. Opte por construir um incentivador interno. Aprenda e exercite a elogiar e apoiar você mesmo. De preferência diga em voz alta quando estiver sozinho e perceba os efeitos.
- Diante de uma situação onde a pergunta “Não sei o que fazer” não sai de sua mente, pergunte a si mesmo “Se eu soubesse a resposta qual seria”? Continue se perguntando até obter a resposta.
- Se estiver confuso diante de uma escolha, traga a mente alguém que considere um sábio e indague-se o que esta faria nessa situação.
- Culpa! Se você tem costume de se culpar com frequência, questione-se: “Que outros fatores, além de mim, contribuíram para esta situação?”
- Como supera a sensação de sobrecarga? Lembre-se de situações deste tipo onde sua conduta foi eficaz e repita. Exemplo: Definir três prioridades, escrever um lembrete e colocar no computador, escrivaninha, etc.
- Em momentos de esquecimentos relaxe sua mente e deixe passar um tempo. Pode ser que a resposta apareça em breve. Caso não aconteça, seja tolerante consigo próprio.
- Dificuldade em dizer não. Interessante adquirir o hábito de responder: “Vou pensar e depois conversamos.” Entre em contato com seus verdadeiros desejos e necessidades e procure dar a resposta da forma mais fácil para você. E-mail, recado na secretária eletrônica, bilhete, pessoalmente, etc.
- Em quais ocasiões você diria? “Não se pode acertar sempre.” Procure ser assim diante de situações onde as coisas não saem corretas.
- Dificuldades em família, conflitos internos, problemas no trabalho muitas vezes podem ser problemas que esmaga e suga toda nossa energia. Reflita se não estivesse com esse problema o que estaria fazendo. Então faça. Desta forma o problema não o absorverá e poderá continuar tocando a vida.
- Busque os meios de comunicação que fazem bem a você e ignore os que lhe fazem mal. Quando sentir que determinado texto, filme, programa de televisão, etc. faz se sentir desconfortável, envenena vc, afaste-se dele. Proteja-se e cuide-se como faria com um filho querido.
- Se observar que a inveja te ronda, e em função disto mina sua capacidade de confiar em vc mesmo, procure agir da seguinte forma: faça um elogio à pessoa que lhe causou esse pensamento ruim e com certeza bons sentimentos restabelecerão sua fé em si. Se precisar faça também um elogio a vc mesmo.
- Pergunte-se: Se eu não precisasse e não me importasse com a aprovação nem com a opinião de ninguém, o que faria agora?
- Lance um olhar distanciado sobre seu trabalho no fim de semana como se estivesse olhando para baixo da janela de um avião. Reserve uns minutos para recuar um pouco, olhar o que fez ao longo da semana e crie suas prioridades para a próxima.
- Todos nós precisamos de apoio na vida. Peça, então, ajuda para realizar determinadas coisas. Pedidos específicos de apoio dão força.
- O que vou me arrepender de não ter feito na vida? Enquanto estiver parado no trânsito, preparando uma refeição, ou outras atividades descontraídas, faça esta pergunta calmamente. Quando obtiver a resposta volte a se perguntar: O que preciso fazer agora para garantir que não terei esse arrependimento?
“A morte não é o maior medo que temos; nosso maior medo é assumir o risco de estarmos vivos – o risco de estarmos vivos e manifestarmos quem realmente somos.” (Don Miguel Ruiz)