fbpx

“QUANTA DOR NOS CAUSARAM OS MALES QUE NUNCA ACONTECERAM.” THOMAS JEFFERSON

“QUANTA DOR NOS CAUSARAM OS MALES QUE NUNCA ACONTECERAM.” THOMAS JEFFERSON

Libertar-se das preocupações é fundamental. Economiza energia e permite enfrentar o futuro com mais serenidade.

A preocupação é sempre com o futuro, mesmo que seja com o minuto seguinte. É comum nos afligirmos antes mesmo que o problema aconteça, o que não adianta nada. É possível até prever situações diferentes para planejar alternativas, mas de uma maneira geral a pre-ocupação só abala os nervos e nos desgasta.

No correr da vida várias vezes nos pre-ocupamos com coisas que poderiam acontecer. Quando aprendemos a confiar mais em nossa capacidade de vivenciar os desafios que se apresentam, menos nos pre-ocupamos. Somos mais capazes de usufruir o momento presente e encaramos os futuro com mais serenidade.

A experiências pelas quais passamos na vida são oportunidades de aprendizado e consequentemente adquirimos sabedoria para agir de forma mais adequada na próxima ocasião. Não ter compromisso com o erro é uma libertação. Vem da nossa flexibilidade, vem da cosncîência de que há várias respostas possíveis para qualquer situação.

Um exemplo disto é a preocupação com a possibilidade de ter um branco durante um discurso. Faça anotações para consultar se for necessário. Então, quando conhecemos nossos talentos profundamente, ganhamos mais confiança na nossa capacidade para enfrentar as dificuldades e gastamos menos tempo e energia nos pre-ocupando.

Quando confiamos em nós mesmos, o agora é um lugar onde podemos repousar felizes.