fbpx

PRESSA?!? PARA QUÊ?!?

PRESSA?!?      PARA QUÊ?!?

É uma exigência do mercado e um compromisso pessoal do desenvolvimento do trabalhador para consigo mesmo? Rapidez e qualidade precisam andar de mãos dadas?

Eis o questionamento da “pressa” e da “loucura” geradas pela globalização, pelo desejo de “ter em quantidade” em contraponto ao “ter em qualidade”.

Portanto, a atitude sem pressa não significa fazer menos nem ter menor produtividade.

Significa sim, trabalhar e fazer as coisas com mais qualidade e mais produtividade, com atenção aos detalhes e com menos stress.

SIGNIFICA UM AMBIENTE DE TRABALHO MENOS COERCIVO, MAIS ALEGRE, MAIS LEVE, E, PORTANTO, MAIS PRODUTIVO, ONDE OS SERES HUMANOS REALIZAM, COM PRAZER… O QUE MELHOR SABEM FAZER.

Do aqui e agora presente e concreto, em contraposição ao mundial indefinido e anónimo.

O tempo é o mesmo para todos, ninguém tem nem mais nem menos de 24 horas por dia.

A diferença está no que cada um faz do seu tempo. Saber aproveitar cada momento, porque, como disse John Lennon, “A vida é aquilo que acontece enquanto planejamos o futuro”.

É saudável refletir sobre tudo isto!!!!!!

Será que os antigos provérbios: “Devagar se vai ao longe” e “A pressa é inimiga da perfeição”, merecem novamente a nossa atenção nestes tempos de loucura desenfreada?

No filme “Perfume de Mulher” há uma cena inesquecível na qual o cego (interpretado por Al Pacino) convida uma jovem para dançar e ela responde: “Não posso, o meu noivo deve chegar a qualquer momento”. Ao que o cego responde: “Num momento, vive-se uma vida”, e leva-a para dançar um tango. É o melhor momento do filme, esta cena que dura cerca de dois ou três minutos.

Muitos vivem a correr atrás do tempo, mas só o alcançam quando morrem, quer seja de enfarte ou num acidente no trânsito ou na estrada por correrem para chegar a tempo.

O cuidado, entretanto, reside no fato de a pessoa estar alerta ao autoengano acerca de sua própria limitação, tomando-se por alguém que não é.

Mas a transformação é uma responsabilidade pessoal, intransferível.

Só você pode determinar a velocidade que lhe garanta vaga no pódio do crescimento e do sucesso.

BOA SORTE!!!! EM SLOW MOTION!