PROFISSÃO!

O QUE É?

Profissão é o ato de professar.

Professar é a ação de exercer um ofício.

Ofício é qualquer atividade que requer habilidades específicas, das mais simples as mais complexas.

Para exercer uma profissão é necessário buscar uma qualificação que desenvolva competências específicas. Desta forma a profissão ocupa um lugar central na construção da identidade do ser humano e na dinâmica de funcionamento da sociedade.

Estabelecemos diversas relações a partir das atividades laborais e o reconhecimento vem pelo que somos no trabalho.

Assim, muitas vezes sentimos que, se não estamos trabalhando não temos sentido nem significado como Ser.

Buscar uma orientação diferenciada quando surgem conflitos, indecisões, dúvidas, perda de sentido na vida profissional, ambiguidades e contradições no processo de aposentaria, é o caminho mais adequado.

Orientar profissionalmente é um trabalho que apoia e prepara o indivíduo, considerando os diversos elementos envolvidos numa escolha profissional para a busca de sua realização pessoal futura. Inclusive a orientação para os desafios e a transição na aposentadoria.

E o meu papel como orientadora profissional é o de facilitar a descoberta das variáveis envolvidas que estão bloqueando uma decisão.

Escolher retrata um momento dentro de um processo mais amplo de reflexão sobre o projeto de vida e esse processo é realizado através da organização dinâmica da personalidade que recebe influências do contexto social, cultural, familiar, ocupacional e econômico.

A realização de um processo de orientação profissional leva a ampliação do autoconhecimento e a percepção de algumas mudanças que podemos realizar, proporcionando maior segurança e domínio em uma escolha mais estruturada, organizada e sistematizada, seja no campo profissional, pessoal ou social.

A metodologia que utilizo é baseada na aplicação de instrumentos de personalidade e autoconhecimento; técnicas autoaplicáveis; vivências; questionários; dinâmicas; exercícios; jogos; instrumentos online de pesquisa de carreira; tarefas de casa e avaliação final.

Os encontros ocorrem uma vez por semana com 1h cada, para o processo individual e 2h para o processo em grupo, abrangendo de 10 a 12 encontros.

Para cada segmento de vida são realizadas etapas no processo da orientação profissional. São elas:

ADOLESCENTE

Objetivo: auxiliar na compreensão de si mesmo e do mundo do trabalho para ser capaz de escolher um futuro profissional com mais clareza e autonomia.

Itens a trabalhar:

- Dimensão Tipológica & Autoconhecimento

Objetivo: desenvolver o processo de autoconhecimento para apoiar o adolescente na escolha da profissão, considerando suas habilidades, interesses e propósito de vida.

 Análise e mapeamento do perfil psicológico e sua relação com o futuro profissional;

 Identificação de habilidades, interesses, valores e crenças;

 A Busca de Propósito - O que de fato é relevante?

- Dimensão Temporal & Influências Externas

Objetivo: aprofundar o processo de autoconhecimento por meio das influências do entrono na escolha profissional.

 Reflexão da escolha profissional como fruto de um processo de desenvolvimento pessoal relacionando-a com a história de vida;

 Influências familiares;

 Influências sociais e educacionais;

 Fatos marcantes vivenciados;

 Definição de um estilo de vida desejado.

- Dimensão Informativa & De Pesquisa

Objetivo: ampliar informações sobre o mundo do trabalho, facilitando a construção de um propósito de vida profissional.

 Reflexão sobre a importância e o significado do trabalho, motivação para realiza-lo e a satisfação que ele pode trazer;

 Buscar o aprofundamento de informações sobre as profissões, os cursos disponíveis, as grades curriculares, as universidades e o mercado de trabalho;

 Competências futuras 2020 – The Institute for the Future (IFTF);

 Ansiedade frente ao vestibular.

- Avaliação Geral
Objetivo: avaliação do processo de orientação profissional, verificando junto ao adolescente se o trabalho atingiu as expectativas.

 Momento inicial x momento do agora;

 Objetivos pretendidos x objetivos alcançados;

 Avaliação escrita;

 Devolutiva final.

JOVENS UNIVERSITÁRIOS E ADULTOS

Objetivo: auxiliar no processo de mudança ou redirecionamento de carreira, identificando com clareza o que almeja do mercado de trabalho, promovendo um realinhamento da vida profissional e pessoal, além de estabelecer critérios adequados para definir metas de maneira assertiva e atingir os objetivos traçados em curto espaço de tempo.

Itens a trabalhar:

- Dimensão Perfil Psicológico & Temporal da Escolha Profissional.
Objetivo: reflexão da correlação entre perfil psicológico, trajetória de vida pessoal e definição de um estilo de vida desejado com relação a escolha da profissão e o caminho a ser traçado para a carreira.  Mapeamento do perfil psicológico com relação ao futuro profissional;

 Identificação de valores, crenças, interesses, competências e habilidades;

 Mapeamento das âncoras de carreira.

- Dimensão Habilidades Interpessoais & Inteligência Emocional
Objetivo: identificação dos potenciais e dos pontos de desenvolvimento no que tange às habilidades interpessoais e inteligência emocional que podem impactar diretamente no alcance de objetivos profissionais e de carreira.

 Identificação e mapeamento de habilidades intra e interpessoais;

 Levantamento de oportunidades de desenvolvimento;

 Exploração de visibilidade e networking;

 Construção de plano personalizado de projeto de vida.

- Dimensão PIC (Plano Individual de Carreira)
Objetivo: reflexão sobre a escolha profissional, analisando o cenário atual x o ideal, apoiando na construção de um plano de ação que auxilie na escolha ou direcionento de sua carreira.

 Análise do mercado de trabalho e a correlação com o projeto de vida;

 Definição de critérios de escolha;

 Construção de planos de ação;

 Desenvolvimento e elaboração de um planejamento de carreira personalizado.

- Avaliação Geral
Objetivo: avaliação do processo verificando junto ao jovem/adulto se atingiu as expectativas.

 Momento inicial x momento do agora;

 Objetivos pretendidos x objetivos alcançados;

 Avaliação escrita;

 Devolutiva final.

APOSENTADOS
Objetivo: orientar a identificação e a administração da passagem pelas duas dimensões (objetivas e subjetivas) que aposentar-se exige, auxiliando a (re)construção do sentido da vida.

Itens a trabalhar:

- Dimensão Perfil Psicológico & Temporal dos Ritos de Passagem da Aposentadoria
Objetivo: reflexão da correlação entre perfil psicológico, trajetória de vida pessoal e profissional, definição dos ritos de passagem e estabelecimento de um estilo de vida desejado para a aposentadoria.

 Análise e mapeamento do perfil psicológico;

 Identificação dos ritos de passagem da aposentadoria;

 Identificação de valores, crenças, interesses, competências e habilidades;

 Definição das dimensões da aposentadoria.

- Dimensão Habilidades Interpessoais & Inteligência Emocional
Objetivo: identificação dos potenciais e dos pontos de desenvolvimento no que tange às habilidades interpessoais e inteligência emocional que podem impactar diretamente na entrada para o novo ciclo.

 Identificação e mapeamento de habilidades intra e interpessoais;

 Levantamento de oportunidades de desenvolvimento;

 Exploração de visibilidade, networking e futuros desafios;

 Construção de plano personalizado de projeto de vida.

- Dimensão das Representações da Aposentadoria & Transição para Novo Ciclo
 Identificação dos significados da aposentadoria;

 Análise das ambivalências e contradições da aposentadoria;

 Aposentadoria X Velhice;

 Construção de planos de ação;

 Desenvolvimento e elaboração de um planejamento para o novo ciclo.

- Avaliação Geral
Objetivo: avaliação do processo verificando junto ao aposentado se atingiu as expectativas.

 Momento inicial x momento do agora;

 Objetivos pretendidos x objetivos alcançados;

 Avaliação escrita;

 Devolutiva final.