fbpx
A VIAGEM

O cultivo para a autoconfiança é uma viagem para o alegre compromisso com a vida, abraçando a totalidade do nosso ser.

Não é necessário ser perfeito, infalível, ou impecável para ser inteiro.

O fundamental é utilizar o que sabemos tanto de nosso lado frágil quanto do nosso lado forte e crescer cada vez mais em direção a uma vida plena.

Cada um de nós nasce com uma força vital única, que quer se desenvolver até a plena expressão do seu florescimento, seja da forma e no tempo que for.

Sam Keen em Aprendendo a Voar nos diz que esta força é “alguma coisa mais antiga do que a psique, mais sábia do que a mente, mais inventiva do que a imaginação impele e convida cada um de nós a se tornar o que estamos destinados a ser”.

A autoconfiança aumenta nossa capacidade para enfrentar o desafio de estar nesta viagem.

Quando encaramos a vida como uma viagem pessoal de aprendizagem e quando acreditamos que tudo o que nos acontece de positivo e negativo é uma oportunidade para crescer, crescemos em descoberta e amor por nós mesmos, pelos outros e pela vida.

Cada pessoa que nasce representa algo novo, algo que nunca existiu antes, algo original e único, sua própria singularidade, subjetividade.

Por este motivo não importa, no final, nossos títulos, status, posses e rendas. O que importa realmente é fortalecer e expressar nossos dons individuais, apreciando e usufruindo tudo o que se vive.

Confiar em nós mesmos não curará todas as nossas dores nem solucionará todos os problemas. A autoconfiança nos trará mais serenidade, mesmo sob pressão, mais felicidade, mais oportunidades de amar os outros e de nos deleitarmos com a sensação de honestidade que vem quando nos arriscamos a ser inteiramente nós mesmos.